segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Como catalogar uma biblioteca?

Eu estive procurando por alguns sistemas que pudessem facilitar a tarefa de catalogar a minha biblioteca. Ela hoje está andando pela casa dos 1100 livros e eu queria encontrar algum sistema que fosse mais automatizado na tarefa de colocar as informações referentes aos livros diretamente através da net por alguma forma de busca online de informações referentes ao ISBN.

A busca ainda está em andamento. No entanto, encontrei este interessante tutorial no blog hackito Ergo Sum. Eles se utilizaram do sistema de catalogação do Congresso norte-americano e do programa readerware. Além disso, compraram também um leitor de código de barras para os auxiliar na tarefa.

A minha dúvida é se tal programa conseguiria capturar informações sobre ISBNs de livros brasileiros. Enfim, vou continuar na busca.

Se você, leitor, souber de algum bom sistema em português capaz de lidar com estes dados, por favor, deixe um comentário.

4 comentários:

gardeniamaciel disse...

Oi... só pra vc saber meu blog. Desculpa ter saído de repente.

http://masquenada.wordpress.com

Gardênia Maciel

Flávio Souza disse...

Ok - seja sempre bem vinda, Gardenia!

daniel.amorim disse...

Daniel Amorim

Esse sistema de código de barras suporta uma maior quantidade de informações. É um sistema nacional e pode ser usado em seu celular.

Tudo que você precisa é gerar os códigos com as informações que você preferir,imprimir em adesivos, colar nos livros depois instalar o programa de leitura num bom celular (N95), pronto. Fazendo a leitura usando a câmera do celular você obtém uma quantidade razoável de informações que satisfará com certeza.

Mas acho que você ja conhece o sistema...

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=204498

Flávio Souza disse...

Olá Daniel. Eu realmente não conhecia este novo sistema. Valeu pela dica!

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates