Quem Somos


Flávio Souza Cruz
é graduado em Jornalismo e em Publicidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É mestre em Ciência Política pela UFMG e atualmente estudante do programa de doutorado (Phd) pelo mesmo departamento. É professor de história econômica, política e relações internacionais na PUC-MG. Partindo de um legado deixado por seu pai (professor de literatura e estudioso das religiões), vem pesquisando, como autodidata, história das religiões, especialmente Judaísmo antigo e Cristianismo Primitivo ao longo dos últimos 16 anos. Você pode encontrar sua biblioteca no Librarything.


Rodrigo Gonçalves de Souza (Informador de Opinião) é engenheiro agrônomo e articulador de políticas públicas. Trabalha no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Norteou sua formação pela sociologia rural e agroecologia. Já faz alguns anos pesquisa como autodidata, e se interessa pela temática dos estudos bíblicos em interface com diversos campos do conhecimento – filosofia, ciências sociais, literatura, e temáticas
*gerais das “ciências naturais”- bem como estudos do relacionamento entre ciência e religião, buscando correlacionar com questões socioculturais do contexto atual.


Nehemias Jr (NM) é bacharel e mestre em engenharia, e servidor público federal. Pesquisa, como autodidata, a interação entre a Bíblia e o mundo de seus escritores, incluindo as origens do cristianismo primitivo, o novo testamento, a figura histórica de Jesus, a antiguidade clássica greco-romana, o judaísmo do segundo templo e rabínico, bem como tópicos afeitos a Bíblia Hebraica (Velho Testamento), arqueologia e história dos reinos de Israel e Judá e seus vizinhos (Egito, Assíria, Babilônia, Moabe, Edom....).

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates