sábado, 8 de novembro de 2008

Obama e a Tolerância Religiosa

Eu não pretendo entulhar este blog com referências à política do próximo governo dos EUA, dado que este não é o propósito do AD CUMMULUS. No entanto, a minha amiga Adriana Neumann do blog Adrialactaest fez com eu tivesse acesso a este discurso de Barack Obama postado no Youtube. Confesso que vi o discurso e não pude deixar de postar o video por aqui.

Mas por quê eu não poderia deixar de postar, perguntaria o leitor? Por que definitivamente eu concordo com tudo quanto foi dito neste discurso. Mais além — tal conteúdo ali mostrado tem sido a minha postura com relação à religião e à política desde que comecei a refletir sobre tais coisas na adolescência. Com isso, eu sinceramente tenho a esperança de que o discurso fundamentalista neo-con do christian belt norte-americano perca seu espaço. E que o respeito e a tolerância religiosa voltem a graçar como elementos fundantes de uma sociedade que se quer democrática e plural.

7 comentários:

Cláudio Arnoldi disse...

Primeiramente gostaria de agradecer pela visita e de dizer que,tal como você, partilho da esperança de dias melhores para a comunidade global após a eleição de Obama. Seu blog também está adicionado aos meus favoritos.

Att.CA
http://www.claudioarnoldi.blogspot.com/

Pedro Ciarlini disse...

Concordo, essa direita-religiosa e seus exército criacionista é o verdadeiro câncer da política americana. Enquanto eles estiveram no poder - na Era Bush - reinaram a intolerância, a ignorância e o desprezo às outras religiões e costumes.

Espero sinceramente que com Obama e o Partido Democrata no poder seja diferente.

http://ofatorx.blogspot.com/

Flávio Souza disse...

De fato, o criacinismo é o atestado patente da imbecilidade.

E o que mais assusta é como uma idéia imbecil pode graçar com tanta força pela mente de milhões e milhões de pessoas.

Vivica disse...

O mundo ainda não aprendeu a relativizar, compreender a religião e costume do outro. O fanatismo cega. Só o próprio modo de pensar é correto. Um dia isso há de acabar. No mínino diminuir.

E como todos, espero que a era Obama traga bons frutos para as relações entre os países.

Abs

http://damasdevermelho.blogspot.com

Flávio Souza disse...

Compartilho desta esperança, Vivica!

Adriana Neumann disse...

Flavinho,

Acabei de ver a tua menção a mim e ao meu blog. Obrigada! Foi uma bela surpresa nesta manhã de sábado.

No mais, de fato esse discurso é empolgante. Sabe aquelas palavras que podiam ser suas, tamanha a identidade de idéias? Pois foi assim que me senti quando o vi. Ele, com muito mais maestria, disse o que sempre quis e tentei dizer.

Uma pena que justamente essa sua visão venha servindo de alimento à teoria 'anticrística' (essa eu inventei agora) dos fundamentalistas.

Flávio Souza disse...

Pois foi a mesma sensação que tive, Adriana. Aquele discurso poderia ter vindo diretamente de mim. Por outro lado, ainda devo ressaltar a ótima oratória do Obama!

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates