terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Revertendo o Genesis - Parte I


Esta série (da qual sairão vários textos) tem como propósito um "repensar" sobre o Genesis a partir de pontos de vista diversos ("releituras"). Nesta "brincadeira" pretendo me utilizar de diversos recursos tais como análise literária, psicologia simbólica, lógica formal, sociologia das idéias, dentre outros instrumentos.

Neste primeiro texto, vamos brincar um pouco de psicologia.



De início, neste texto, não tomarei a narrativa na sua literalidade explícita, mas tentarei encontrar alguns sentidos não-vistos no texto e apresentar uma alternativa um tanto quanto herética à sua simbologia. Neste sentido, tomarei o texto a partir de seu caráter mitológico. A estória de Adão e Eva se refere a um mito de fundação. A idéia do pecado original faz parte deste mito no sentido de dar explicação ao problema do mal.

O "pecado original" é o nascimento e o nascimento da consciência do existir "no mundo". A busca pelo retorno ao Éden é a busca pelo retorno ao útero materno (ao calor, à proteção, à ausência da privação). A consciência da existência é também a consciência da solidão e da dor.

A busca por este retorno a algo que se perdeu é apenas a relutância em nos aceitarmos na nossa condição de adultez. O conhecimento da existência nos traz a responsabilidade pelos nossos atos e por aquilo que fazemos no mundo.

O retorno é impossível. O parto desta consciência já foi feito. O caminho rumo a Deus não é um retorno. É uma ida de busca ao Reino que está no meio de nós. É o abrir dos olhos para o sempre esteve e nunca foi perdido. A consciência do existir em solidão deve ser ultrapassada pela consciência do existir em Deus e no seu reino.

Ps - um insight a ser desenvolvido:


Adão e Eva tinham consciência do pecado?

Adão e Eva tinham consciência do pecado ANTES DE PROVAREM O FRUTO DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL?

 1 - Se não tinham consciência, então, de fato não pecaram pois não faziam real idéia do que estavam fazendo.

2 - Se tinham, então o conhecimento do bem e do mal já estava dentro deles e não foi adquirido após comerem o fruto.

0 comentários:

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates