segunda-feira, 6 de abril de 2009

A história de Ciro: Iahweh ou Marduk?



O texto a seguir foi encontrado em um cilindro na Babilônia. Ele se refere à Marduk [principal divindade zoroastriana] e à Ciro [conquistador persa]

"Marduk examinou todos os países de modo aprofundado à procura de um príncipe reto, segundo o seu coração. Ele tomou Ciro, rei de Anshan, pela mão, fez menção dele, pronunciou o seu nome para que ele exercesse o principado sobre o mundo inteiro; submeteu aos seus pés o país de Gutium, todos os medos. [...]"


O texto nos mostra a divindade babilônia escolhendo Ciro para dominar todo o mundo. No entanto, na bíblia encontramos a seguinte passagem do Segundo-Isaías:

Isaías 45:1-3 -

"Assim diz Iahweh ao seu ungindo, a Ciro que tomei pela destra, a fim de subjugar a ele nações e desarmar reis, a fim de abrir portas diante dele, a fim de que os portões não sejam fechados. Eu mesmo irei na tua frente e aplainarei lugares montanhosos, arrebentarei as portas de bronze, despedaçarei as portas de ferro e dar-te-ei tesouros ocultos e riquezas escondidas, a fim de que saibas que eu sou Iahweh, aquele que te chama pelo teu nome, o deus de Israel."



Ao final das contas, quem tomou Ciro pelas mãos?

Foi Iahweh ou foi Marduk?

4 comentários:

REPMAJ25 disse...

Olá, quem pegou Ciro pela mão, YaHWeH=YHWH, ou MARDUK ???

Pelas pesquisas que já fiz e NÃO paro ou seja, continuo indo fundo, é que este, é o mesmo YAH, EA, simplesmente o mesmo ENKI, o pai de MARDUK, este, é pai de NABU, este, é neto de YAH/ENKI, tanto é que, NABUcodonosor é um servo de "deus" correto ??? NABU é uma homenagem, então quem era o "deus" de NABUcodonosor, era simplesmente MARDUK, inclusive NABUcodonosor dizia ser opreferido do "deus" NABU, o mesmo NEBO da bíblia, nome do monte em homenagem onde supostamente morreu Moisés.

O dia que os seguidores de YAH descobrirem isso, vai ser uma decepção, pois, o CdLB=biblia, fala de DOIS, ENLIL/YeHoWaH/JEOVA, e de ENKI/YaHWeH, os DOIS corregam o YHWH confundindo os DESAVISADOS que tem o PAPEL como VERDADE.

Abraço.

DeCristo disse...

Essa pessoa equivocada fala que só há um DEUS verdadeiro e não percebe. Justamente por que só vale as consoantes é que se trata da mesma pessoa ( o grande EU SOU, DEUS de Israel) e que Marduque tem sua lenda humana e nada tem a ver com YHWH.

DeCristo disse...

Essa pessoa equivocada fala que só há um DEUS verdadeiro e não percebe. Justamente por que só vale as consoantes é que se trata da mesma pessoa ( o grande EU SOU, DEUS de Israel) e que Marduque tem sua lenda humana e nada tem a ver com YHWH.

REPMAJ25 disse...

Olá DeCristo, TU poderia pesquisar mais pois, "YHW" já estava classificado como o 'nome' de uma cidade do POVO SHASU igualmente seu 'deus' tinham essas letras "YHW'. Mas, DeCristo, pesquise pois, esse POVO SHASU se mistura a um POVO HABIRU muito mais antigo, e esse POVO HABIRU já se intitulavam como POVO ESCOLHIDO/POVO SAGRADO desde a cidade de URUSILIM que já tinha o título de CIDADE SANTA/CIDADE sagrada, sabe onde ??? Lá na SUMÉRIA !!!

E claro, nessa época dos HABRIU's/SHASU's, nem se imaginava em existir CdLB(bíblia)/PAP+EL !!!

Abraço.

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates