sábado, 18 de abril de 2009

O Julgamento de Deus

Tive a oportunidade de assistir hoje este pequeno video chamado The Trial of God.



Este video foi baseado em um livro chamado The Trial of God (O Julgamento de Deus), escrito por um Judeu chamado Elie Wiesel, sobrevivente de vários campos de concentração e ganhador do prêmio nobel em 1986. O livro é baseado em eventos testemunhados por Elie Wiesel quando esteve em Auschwitz.

Me interessei muito pela temática e resolvi encomendar o livro e conseguir a versão completa do video. Por enquanto, no meio tempo em que o todo não aparece, deixo pois a questão:

É possível julgar Deus?

2 comentários:

informadordeopiniao disse...

Flávio, meus parabéns por trazer à tona Elie Wiesel, um pensador extremamente relevante para esses tempos de apatia e apego ao status quo, que vivemos, com as novas "teologias do cativeiro" sendo usadas para justificar.
A gente outro dia estava conversando, sobre a perda que fora por muitos anos para o cristianismo ter eclipsado seu sangue judaico, no pensamento.
Elie Wiesel tem uma proposta desafiante- tomar como uma chave hermenêutica o PROTESTO: aponta as passagens na Tanak expressando tal protesto contra o mal e o sofrimento, reais e presentes no mundo, e aponta para a virtude fundamental de Deus como fonte desse protesto, e como Deus que participa dele. Abre a interpretação para a teodicéia de Deus como uma guerra dEle contra o mal, o absurdo e o desespero doloroso.
Ele e Abraham Heschel influenciaram grandes linhas da soteriologia, escatologia, missiologia, teodicéia cristã no séc. XX, como o de John Roth, T.E.Fretheim, as teologias da libertação, e junto com o resgate da "Teologia da Cruz", de Lutero, influenciou o que é pra mim o maior constructo teológico do século, a Teologia da Esperança, de Jurgen Moltmann, com a indagação fundante:
"É possível não falar de Deus depois de Auschwitz"?
Grande dica

informadordeopiniao disse...

"Não perdi a fé em D'us. Tenho momentos de raiva e de protesto. Às vezes fiquei mais perto d'Ele por causa disso."

Elie Wiesel

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates