terça-feira, 28 de outubro de 2008

Matadores de Dragões


Um interessante texto sobre divindades matadoras de Dragões pode ser encontrado no blog Religion Think. O texto escrito por A.D. Wayman faz uma comparação entre as estórias de Indra, Marduk, Iahweh e Baal. Eu iniciei uma pesquisa sobre estes dragões uns dois anos atrás. Vou ver se recupero o material. No caso bíblico, devemos atentar principalmente para as semelhanças entre Baal e Iahweh!

2 comentários:

Myla disse...

essa imagem é impressionante, muito bonita. :)

engracado, na segunda aa tarde, estava voltando pra casa e outra imagem me chamou atencao, numa ruela, parei e fiquei olhando - era em staroměsta, a parte antiga da cidade.

um standard d bronze. o q era? um santo qualquer, nao era sao jorge; matando um dragao - mas coisa estilo medieval.

fiquei admirando...

um dia depois, nountro continente, vc posta sobre dragoes sendo mortos...

hehehee

Informadordeopiniao disse...

Claus Westermann é o autor que melhor explora as interfaces das diversas narrativas da criação no N.T. num quadro esquemático.

Ele indica e analisa a presença da figura do Deus de Israel vencendo as divindades.

Olhe estas passagens:

Jó 26.10- 13 "Traçou um círculo à superfície das águas, até aos confins da luz e das trevas. 11 As colunas do céu tremem e se espantam da sua ameaça. 12 Com a sua força fende o mar e com o seu entendimento abate o adversário. 13 Pelo seu sopro aclara os céus, a sua mão fere o dragão veloz."


Salmo 89.9-10 "Dominas a fúria do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as amainas. Calcaste a Rahabe, como um ferido de morte; com o teu poderoso braço dispersaste os teus inimigos."


Isaías 51.9,10 "Por acaso não és tu aquele que despedaçõu Rahab,que trespassou o Dragão?"

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates