quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sobre o Nascimento de Jesus - Parte II


No meu tópico anterior, eu finalizei afirmando que Jesus não havia nascido em Belém da Judéia. Tal imputação está muito mais ligada a uma estratégia retórica das comunidades cristãs do que a um evento histórico concreto. Mas, enfim, se Jesus não nasceu em Belém da Judéia, onde poderia ter ele nascido? A resposta mais plausível é a de que tenha mesmo nascido em Nazaré da Galiléia. As evidências lógicas, textuais e sociológicas nos conduzem para a região da Galiléia e também à cidade de Nazaré. Algumas tendências judaicas ortodoxas, bem como algumas correntes apologéticas atéias, afirmam que a cidade de Nazaré inexistia na época em que Jesus viveu. Essa afirmação, no entanto, é refutada pelas evidências históricas encontradas. Em 1962, foi encontrada uma inscrição datada do século IV d.C. na cidade de Cesaréia contendo a seguinte inscrição: "Décima oitava ordem religiosa [chamada] Hapizzez, [reinstalada em] Nazaré". A inscrição reconstituída na sua forma mais ampla se refere à vinte e quatro casas sacerdotais reinstaladas após a segunda guerra judaica contra Roma empreendida por Bar Kokhba no século II d.C. Além disso, o sítio arqueológico de Nazaré foi devidamente investigado. E temos boas evidências sobre atividade social neste sítio, no período em que Jesus viveu. Vamos conferir a passagem de Crossan (1994:50):

"Entre 1955 e 1960, o erudito franciscano Bellarmino Bagatti fez escavações em Nazaré sob a velha Igreja da Anunciação, já demolida na época, e em outras propriedades franciscanas que se estendiam para o noroeste, em direção à Igreja de São José, que pertencia à mesma ordem. Ele resumiu suas descobertas de forma sucinta: "Em termos cronológicos, temos tumbas de meados da Idade do Bronze [c. 2.000-1500 a.E.C.]; silos com cerâmicas de meados da Idade do Ferro [c.900-539 a.E.C.]; e depois, sem interrupções, cerâmicas e construções que vão desde o Período Helenístico [c. 332-63 a.E.C.] até os tempos atuais" (Bagatti 1.29-32). Os vestígios das primeiras ocupações, entretanto, são bastante escassos, enquanto os da ocupação final são abundantes. Portanto, apesar de haver alguns indícios de uma fundação mais antiga, "no século II a.E.C. voltamos a encontrar uma grande quantidade de artefatos, o que indica que a aldeia foi fundada novamente neste período (...). Isso significa que a aldeia tinha menos de duzentos anos no século I E.C."[/b] (Meyers & Strange, 57, 184, nota 36). “


CROSSAN, John Dominic. O Jesus histórico: a vida de um camponês judeu do mediterrâneo. Rio de Janeiro: Imago Ed.,1994, p.50

Como é possível perceber, o sítio arqueológico de Nazaré nós mostra uma intensa atividade no período em que Jesus vivia, dando sustentação à proposição de que haveria sim ali um aglomerado humano característico de uma cidade. Existe, porém, ainda uma outra possibilidade sobre o lugar onde Jesus nasceu a ser melhor e devidamente investigada — seria a suposta cidade de Belém da Galiléia. Eu andei investigando os diversos sites sobre o assunto e descobri que havia lá uma desproporcional igreja cristã [em função da improvável importância do lugar para o cristianismo] erigida por volta do século VI d.C. O sítio arqueológico está por ser melhor escavado e analisado, mas os pesquisadores ainda carecem de fundos para tal empreitada. Me parece ser um dado relevante, ainda mais que a cidade ficaria há poucos quilômetros de Nazaré. É possível que Jesus tenha lá nascido. Seria bem coerente que tal se desse.

Na próxima parte deste trabalho, falaremos um pouco sobre as genealogias de Jesus. Aguardem!

Ps 1 - Enquanto a terceira parte não aparece, nós vamos de Lisa Gerrard - Sanvean:

0 comentários:

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates