domingo, 8 de agosto de 2010

Christos Anesti - ícone bizantino




Em maio do ano passado, eu fiz questão de postar algumas belas imagens da iconografia cristã registrada nas cavernas da Capadócia. As fotos foram registradas pela minha amiga e artista plástica Marta Zelinska.

Hoje, resolvi postar um belíssimo trabalho em forma de ícone bizantino desenvolvido pelo meu amigo carioca Wanyr Junior. O Wanyr possui um grande interesse por religiosidade em geral, reproduzindo e transcriando variadas tradições religiosas a partir de uma perspectiva multicultural e sincrética. De acordo com ele "Este icone do ressucitado é uma releitura moderna, estando correto do ponto de vista evangelico, no entanto. A palavra grega Nika significa vitória e é tambem ligada à resureição. Neste ícone, Cristo tem as mãos abertas como num livro e esta mostrando suas chagas, ja que o evangelho é a boa nova da ressureição."

Quando lhe perguntei sobre as motivações ao fazer essa obra, Wanyr me respondeu a partir de uma postura que busca ao mesmo tempo inovar, se mantendo fiel à ortodoxia iconográfica. Seu projeto foi o de elaborar um ícone da ressurreição, diferente do tradicional Christos Pantokrator (todo-poderoso), normalmente encontrado na tradição ortodoxa. A seu ver, essa tradição retira os sinais do sofrimento crístico. Nessa versão atualizada, a segunda do artista, a mão com dois dedos unidos procura revelar a dupla natureza humana e divina de Jesus e como isto se apresenta na ressureição.

Os trabalhos de Wanyr podem ser encontrados também em sua página do facebook! Confiram!

1 comentários:

Anônimo disse...

Nessa imagem o Cristo está com a mão direita fazendo um sinal que é considerado satânico. Gostaria de entender qual a mensagem que ele tentou passar com isso?

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates