quinta-feira, 5 de abril de 2012

Artigos Acadêmicos sobre Simão de Peréia, Judas Galileu, Jesus de Nazaré, Messianismo, e Análise Histórica dos Evangelhos de Acesso Livre na Internet



Eu entendo que para aqueles interessados nas origens do cristianismo e no judaísmo do segundo templo, uma das maiores dificuldades é identificar e encontrar fontes acessíveis e confíaveis. Muito do que se encontra se perde em polêmicas ou apogética contra ou a favor do cristianismo. Além disso, muitas vezes as fontes não são citadas, ou não são confiáveis, ou citadas de forma distorcida.


Portanto, para suprir essa lacuna, e como já haviamos feito, apresentamos abaixo artigos acadêmicos acessíveis ao público leigo. Verdadeiro ouro garimpado da internet.



1) Messianismo e Pretendentes Messiânicos: O Professor Jona Lendering, lecionou Teoria da História e História Antiga na Universidade Livre de Amsterdã, e é um dos fundadores da Livius Onderwijs, associação de professores voltados para a historia antiga, sediada em Amsterdã, que promove cursos e palestras sobre a Antiguidade Clássica. Já haviámos falado do trabalho de Lendering sobre o Jesus Histórico em um dos posts da Série Quem Eles dizem que Eu Sou, junto com Martin Goodman, John P Meier e André Chevitaresi.


Lendering aborda o fenômeno do Messianismo em vários artigos, que abrangem as origens do conceito (o ritual da unção do Rei, nos profetas e salmos messiânicos, e figuras como o Rei Josias, o Imperador Ciro, e Zorobabel). Também analisa a evolução histórica do conceito de Messias, desde os Macabeus até a destruição do Templo, com suas várias facetas "Um Rei e Lider Militar como Davi", "Um profeta como Moisés", "um Mestre de sabedoria como Salomão", ou um "Sacerdote como Melquisedeque".

Lendering também discute os líderes que reivindicaram a condição messiânica, ou foram vistos assim por seus seguidores, como Simão de Peréia, Judas Galileu, João Batista, e, obviamente, Jesus de Nazaré, avaliando fontes históricas como os evangelhos, Josefo e Tácito.

O leitor pode seguir os links acima, ou ir direto para o overview aqui.


2) Análise Histórica dos Evangelhos: Samuel Nunes dos Santos (2011) O Evangelho de Lucas Enquanto Fonte Histórico-Biográfica. Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano IV [2011] - volume 7, fls. 89-110.

Resumo: O nosso objetivo no presente artigo é avaliar o evangelho de Lucas enquanto uma fonte histórico-biográfica. Para tanto, analisaremos algumas palavras/expressões contidas no texto grego em que ele foi escrito e sua vinculação com o trabalho de um historiador em aspectos tais como: caráter narrativo, discurso de verdade, organização dos fatos, pesquisa. E, apresentaremos, em forma narrativa, uma síntese das informações colhidas em Lucas sobre o Jesus Histórico.
Palavras-Chave: Fonte Histórica, Biografia, Jesus Histórico, Discurso de verdade

O uso dos evangelhos como fonte histórica é tema constante aqui no blog, tal como na série, em progresso, "Quem Eles Dizem que Eu Sou", em que buscamios apresentar como vários estudiosos abordam a questão. O artigo de Samuel dos Santos é muito interessante pois aborda de forma muito sensata e equilibrada as limitações dos evangelhos enquanto fontes históricas, que, contudo não inviabiliza sua utilização, situando suas virtudes e limitações no contexto mais amplo de outros escritos da Antiguidade Clássica. Ele conclui:

(Samuel Nunes dos Santos) "Por fim, podemos constatar que o Evangelho de Lucas possui diversos fragmentos biográficos passíveis de análise histórica, ricos em detalhes úteis na construção de uma Vita de Jesus. Pode-se observar que os aspectos histórico-biográficos detectados no evangelho, atribuído ao evangelista Lucas, revelam o interesse não de escrever uma biografia, mas de relatar eventos históricos. Sua preocupação é com os “fatos que entre nós se cumpriram”, e neles o seu principal personagem é Jesus. O relato destes fatos, o autor deste evangelho os denomina de tratado (loghon) em Atos 1.1: “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo”.
Verificamos então que o Evangelho de Lucas não é uma obra biográfica sobre Jesus. Lucas escreveu em um gênero que estava nascendo naquele século: o evangelho. Nele se inseriram parábolas, sentenças, narrativas, alegorias e também fragmentos biográficos. O que se vê nele é uma variedade de gêneros muito grande. É coerente a afirmação de Klaus Berger que diz haver uma multiplicidade de gêneros nos Evangelhos, entre eles a biografia (KLAUS BERGER, 1998: 5-6). O material biográfico existente no evangelho lucano é suficientemente rico em detalhes da vida e pessoa de Jesus, o que possibilita a grande utilidade deste evangelho como fonte histórico-biográfica."[O Evangelho de Lucas Enquanto Fonte Histórico-Biográfica, fl. 19 (pagina 107)],

Outros artigos como este podem ser encontrados na Revista Jesus Histórico., publicada pelo IFCS/UFRJ.

0 comentários:

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates