14–20 de setembro de 2026
A semana que passou reuniu textos sobre Jesus, judaísmo do Segundo Templo, Evangelho de João, intertextualidade, manuscritos, cânon e cristologia. São temas diferentes, trabalhados a partir de perspectivas igualmente diversas, mas que, quando aproximados, revelam uma preocupação comum: compreender o que acontece com uma tradição quando ela é recebida, reinterpretada, transmitida e finalmente reconstruída a partir dos vestígios que sobreviveram.
A edição desta semana acompanha esse movimento sem procurar reduzir os textos a uma única chave interpretativa. O interesse está nas relações que surgem entre eles: a maneira como tradições antigas são preservadas e transformadas, como textos posteriores dialogam com materiais anteriores, como manuscritos condicionam nossa reconstrução histórica e como interpretações posteriores podem alterar a percepção que temos dos processos que deram origem aos documentos.
É nesse entrelaçamento entre tradição, texto, memória e reconstrução histórica que se encontram os dez textos desta edição.
01 — Bart Ehrman
Important Questions About Jesus, Paul, and the Gospels
The Bart Ehrman Blog — 20 de setembro de 2026
Bart Ehrman dedicou sua publicação de 20 de setembro a perguntas de leitores sobre Jesus, Paulo e os Evangelhos. Uma delas retoma uma dificuldade recorrente na reconstrução histórica de Jesus: como relacionar tradições que parecem apontar para um julgamento iminente de Jerusalém com outras nas quais o Reino de Deus aparece por meio de imagens de crescimento, como a semente de mostarda, o fermento e a colheita. Ehrman chama atenção para o risco de utilizar uma determinada reconstrução da escatologia de Jesus como filtro capaz de eliminar automaticamente tradições que não se ajustem a ela.
A questão é metodologicamente mais ampla do que a classificação de uma ou outra palavra de Jesus. A existência de tensões entre tradições não demonstra, por si mesma, que elas pertençam a momentos históricos distintos ou que uma delas tenha sido necessariamente criada por comunidades posteriores. Cada hipótese precisa ser confrontada com o conjunto das evidências.
Para o AD CUMMULUS, a discussão toca diretamente problemas presentes na Tetralogia, sobretudo a relação entre urgência escatológica, julgamento e realização do Reino. O interesse está na necessidade de trabalhar com a pluralidade das tradições sem transformá-la prematuramente em uma reconstrução histórica fechada.
02 — Jim Davila
Voo, Themes, Lexemes, and “Mnemes”
PaleoJudaica — 17 de setembro de 2026
Jim Davila apresentou no PaleoJudaica o novo estudo de Samuel L. Voo sobre alusões compostas no Evangelho de João e em outras literaturas judaicas. Voo examina passagens joaninas em diálogo com materiais como os Hodayot, o Documento de Damasco e a Septuaginta, procurando demonstrar que determinadas alusões não precisam depender de uma única passagem anterior. Temas, palavras e associações podem ser reunidos dentro de uma nova configuração literária.
A proposta desloca a discussão sobre intertextualidade. O problema deixa de ser simplesmente identificar “a fonte” de determinada expressão e passa a envolver uma rede de lembranças textuais que o autor poderia pressupor em seus leitores. Uma tradição anterior continua presente, mas não permanece intacta: é recomposta dentro de outro texto e, nesse processo, adquire novas relações e novas funções.
João se torna especialmente importante quando colocado em contato com a literatura judaica do Segundo Templo. A relação entre os textos aparece menos como uma linha direta entre fonte e cópia do que como uma memória textual capaz de operar por vocabulário, temas, imagens e associações. Para quem trabalha com LOGOS, a questão é particularmente próxima: compreender um texto exige investigar não apenas aquilo que ele afirma, mas também as tradições que reorganiza para produzir seu próprio significado.
03 — Drew Longacre
James Moore on Elephantine
OTTC: A Blog for Old Testament Textual Criticism — 18 de setembro de 2026
Drew Longacre chamou atenção para uma entrevista com James Moore sobre a comunidade judaica de Elefantina e seu contexto religioso. Entre as questões discutidas está a possibilidade de que judeus que deixaram a ilha tenham levado consigo textos que posteriormente não aparecem no registro arqueológico. Longacre registra também sua discordância em relação à datação proposta por Moore para a origem dos rolos da Torá.
O argumento sobre Elefantina levanta uma questão fundamental para a arqueologia dos textos. O fato de determinado documento não ter sido encontrado não demonstra que ele não existia. Uma comunidade podia possuir textos, transportá-los, perdê-los ou destruí-los sem que esses processos deixassem vestígios suficientes para a arqueologia moderna. O registro material preserva apenas uma parte daquilo que existiu.
Elefantina acrescenta ainda uma dimensão importante à história do judaísmo antigo: a experiência judaica não estava confinada à Judeia. Comunidades estabelecidas em outros ambientes políticos produziram e preservaram formas próprias de prática, escrita e identidade. A história dos textos depende, portanto, tanto dos documentos encontrados quanto das condições materiais que determinaram aquilo que não chegou até nós.
OTTC: A Blog for Old Testament Textual Criticism
04 — Brent Nongbri
A New Article: The Production and Date of P.Bodmer 14–15 (P75)
Variant Readings — 16 de setembro de 2026
Brent Nongbri anunciou a publicação de um novo estudo sobre P.Bodmer 14–15 (P75), o códice que preserva partes substanciais de Lucas e João. A pesquisa reconsidera sua datação a partir de elementos codicológicos relacionados à produção do manuscrito, incluindo o tamanho das unidades utilizadas na construção do códice. A discussão é relevante porque a data tradicional de P75, frequentemente situada por volta de 200 d.C., já vinha sendo questionada por Nongbri.
Uma diferença de algumas décadas pode parecer pequena quando observada isoladamente. Para a história da transmissão textual, porém, ela pode alterar a ordem relativa dos testemunhos e modificar hipóteses sobre circulação de textos, relações entre manuscritos e desenvolvimento das coleções cristãs. A paleografia continua sendo importante, mas o manuscrito não é apenas uma superfície coberta de letras: sua construção material também é uma fonte histórica.
A publicação de Nongbri introduz, dentro desta edição, uma dimensão particularmente concreta da transmissão textual. Antes de reconstruir comunidades, tradições e processos de interpretação, precisamos estabelecer, dentro do possível, quando e como os objetos que preservam essas tradições foram produzidos.
Variant Readings — Brent Nongbri
05 — Michael J. Kok
The Date of the Muratorian Fragment
The Jesus Memoirs — 16 de setembro de 2026
Michael J. Kok dedicou parte da semana à história da discussão sobre a datação e a procedência do Fragmento Muratoriano, recuperando a proposta de Geoffrey Mark Hahneman e o debate que ela provocou. A questão coloca em discussão uma premissa frequentemente naturalizada na história do cânon: a ideia de que uma lista reconhecível dos livros do Novo Testamento simplesmente existia em determinado momento e depois foi progressivamente aceita pelas comunidades cristãs.
A controvérsia mostra um cenário mais complexo. A datação do fragmento, sua procedência, seu vocabulário e sua relação com outros testemunhos alteram a maneira como podemos reconstruir o processo de formação das coleções cristãs. Uma proposta que desloca o documento do final do século II para o século IV não modifica apenas uma data; modifica o ambiente histórico no qual a lista precisa ser compreendida.
O valor da discussão está também em transformar o cânon em problema historiográfico. As diferentes propostas não oferecem apenas respostas distintas para uma mesma pergunta; elas partem de diferentes maneiras de avaliar as evidências disponíveis. O cânon aparece, assim, como resultado de uma história de transmissão, classificação e legitimação de escritos, e não como uma realidade estática que pudesse ser simplesmente localizada em um único momento.
06 — B. J. Oropeza
More on Romans 12–16 Intertextuality: Channing Crisler Pt. 2
In Christ — 18 de setembro de 2026
B. J. Oropeza publicou a segunda parte de sua entrevista com Channing L. Crisler sobre seu comentário intertextual de Romanos. A conversa se concentra especialmente em Romanos 15 e em suas relações com Isaías, discutindo a maneira pela qual tradições escriturísticas anteriores podem ser retomadas e reconfiguradas em uma nova argumentação.
O interesse da entrevista está também na cautela necessária para estabelecer essas relações. Uma ressonância textual pode ser significativa sem que seja possível demonstrar dependência direta. Reconhecer uma rede de alusões não autoriza automaticamente a transformar cada semelhança em genealogia.
O problema é fundamental para o estudo da literatura judaica e cristã antiga. Textos posteriores vivem dentro de tradições que os precedem, mas não são simples recipientes dessas tradições. Eles selecionam, reorganizam e reinterpretam materiais anteriores. A intertextualidade permite observar como uma tradição continua produzindo significado depois de ser deslocada para outro contexto.
07 — Princess O'Nika Auguste
Jesus Was Thirsty: Desire, Sexuality, and the Woman at the Well
The Jamet Scholar — 14 de setembro de 2026
Princess O'Nika Auguste publicou uma leitura de João 4 que parte de uma convenção literária antiga frequentemente associada aos encontros junto a poços: a aproximação entre um homem e uma mulher em narrativas relacionadas ao casamento. A autora explora a linguagem da sede, da água e do desejo para reconsiderar a forma como a narrativa da mulher samaritana foi tradicionalmente enquadrada.
O procedimento desloca a pergunta da intenção teológica abstrata do Evangelho para sua gramática literária. João não constrói suas personagens em um vazio narrativo. O evangelista trabalha com formas, imagens e expectativas que seus leitores poderiam reconhecer, mesmo quando as utiliza para produzir um resultado diferente daquele encontrado em narrativas anteriores.
Uma leitura histórica de João não precisa escolher entre acontecimento e teologia. É possível perguntar como uma narrativa foi construída, quais convenções literárias mobiliza e que significado essa construção poderia produzir em seu contexto. A mulher samaritana volta, assim, a ser também um problema literário, e não apenas uma personagem submetida a interpretações posteriores.
08 — Eugene Finnegan
Job Parallels in Qumran Literature and Other Christian Sects
Eugene Finnegan Bible Project — 15 de setembro de 2026
Eugene Finnegan examinou paralelos entre o Testamento de Jó e a literatura de Qumran, especialmente em torno da relação entre os justos e os seres angelicais, recuperando observações de James H. Charlesworth. A publicação amplia depois a discussão para tradições cristãs posteriores e para a história da recepção do Testamento de Jó.
O material coloca diante do pesquisador um problema recorrente quando se trabalha com literatura do Segundo Templo: semelhança não é sinônimo de dependência. Dois textos podem compartilhar imagens, vocabulário ou concepções religiosas porque participam de um mesmo ambiente cultural; podem preservar uma tradição comum; ou pode existir uma relação histórica mais direta entre eles. Cada possibilidade exige demonstração própria.
A literatura qumrânica oferece inúmeros exemplos desse problema. A proximidade entre textos pode ser intelectualmente sugestiva, mas a história precisa estabelecer limites para aquilo que pode ser afirmado. Um paralelo abre uma hipótese; não encerra a investigação.
09 — Kermit Zarley
The Nicene Creed’s Birthplace Is Found Buried in a Lake
Kermit Zarley Blog — 19 de setembro de 2026
Kermit Zarley comentou a descoberta arqueológica de estruturas submersas próximas à antiga Niceia e utilizou o episódio como ponto de partida para discutir o Concílio de Niceia e a formulação do Credo. A publicação combina uma notícia arqueológica com uma interpretação teológica particular sobre o desenvolvimento da doutrina cristã.
As duas dimensões precisam ser mantidas separadas. A identificação arqueológica do local pertence a um problema histórico; as conclusões teológicas extraídas dela pertencem ao argumento do autor. Zarley escreve a partir de uma posição não trinitária e utiliza o episódio para questionar formulações posteriores sobre a divindade de Cristo. Essa posição deve ser lida como parte de sua perspectiva teológica, não como descrição consensual da historiografia sobre Niceia.
O texto permanece pertinente porque recoloca uma questão importante para a história da cristologia: como debates sobre a identidade de Jesus passam de interpretações e controvérsias locais para formulações conciliares, linguagem normativa e marcadores de pertencimento?
10 — Jan Bryxí
Can Social Media Destroy the Historical Jesus?
Jan Bryxí — 14 de setembro de 2026
Jan Bryxí abriu a semana discutindo o modo como as redes sociais interferem na circulação das teses sobre a existência histórica de Jesus. O texto distingue a afirmação de que as evidências para Jesus são limitadas e complexas da conclusão muito mais forte de que Jesus seria uma figura puramente mítica. Bryxí percorre, entre outras fontes, Paulo, os Evangelhos, Josefo e Tácito.
O interesse do texto está na diferença entre graus de inferência histórica. A existência de uma fonte não resolve automaticamente aquilo que podemos extrair dela; sua data, gênero, distância em relação aos acontecimentos, transmissão e relação com outras fontes precisam ser considerados. A discussão pública frequentemente comprime essas etapas em uma única pergunta — “Jesus existiu?” — enquanto a pesquisa histórica trabalha com problemas muito mais graduados.
Entre o acontecimento passado e a afirmação que hoje fazemos sobre ele existe uma cadeia de fontes, transmissões e interpretações que precisa permanecer visível. O texto de Bryxí recupera, em outro registro, uma preocupação que atravessa boa parte desta edição: a necessidade de distinguir aquilo que as evidências permitem afirmar daquilo que acrescentamos a elas por meio de nossas próprias reconstruções.
O mapa da semana
Os dez textos desta edição não pertencem a uma mesma escola nem respondem a uma única questão. Sua proximidade aparece em outro lugar. Todos, de maneiras distintas, lidam com a distância entre uma tradição antiga e aquilo que hoje conseguimos conhecer dela.
Essa distância aparece quando diferentes tradições sobre Jesus precisam ser comparadas sem que uma reconstrução prévia determine quais delas podem ser consideradas históricas. Aparece quando João incorpora e transforma materiais judaicos anteriores, quando uma narrativa mobiliza convenções literárias que ultrapassam seu próprio texto, ou quando paralelos entre Qumran e outras literaturas levantam hipóteses que precisam ser distinguidas de demonstrações de dependência.
Ela também aparece na materialidade. Os documentos que chegaram até nós são apenas uma parcela daquilo que comunidades antigas produziram, conservaram, transportaram ou perderam. A data de um manuscrito pode alterar nossa compreensão de sua circulação; a procedência de um fragmento pode modificar sua posição na história do cânon; a sobrevivência de determinado texto pode criar a impressão de que sua presença histórica foi maior do que aquilo que as evidências permitem demonstrar.
No fundo, a semana reuniu pesquisadores interessados em uma mesma dificuldade histórica: nunca recebemos o passado diretamente. Recebemos textos, manuscritos, fragmentos, tradições literárias, alusões, testemunhos arqueológicos e interpretações posteriores. Cada vestígio preserva alguma coisa e, ao mesmo tempo, deixa outras coisas fora de alcance.
Essa condição não diminui a possibilidade de investigação. Ao contrário, torna mais rigoroso o trabalho de reconstrução. Quanto mais claramente distinguimos o documento da interpretação, a semelhança da dependência, a tradição da sua reconfiguração e o vestígio daquilo que imaginamos ter existido, mais precisa se torna nossa relação com o passado.
Talvez seja essa a principal convergência encontrada no Radar desta semana. As tradições sobrevivem, mas nunca permanecem exatamente iguais àquilo que foram. Elas passam por comunidades, textos, manuscritos, leitores e disputas de interpretação. Algumas partes são preservadas; outras desaparecem. Algumas são retomadas em novos contextos; outras só podem ser percebidas por meio de vestígios fragmentários. O trabalho histórico começa quando prestamos atenção a essas diferenças. E continua justamente porque aquilo que sobreviveu nunca é tudo o que existiu.
0 comentários:
Postar um comentário