terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ad Cummulus Lonely Planet #02 - Coimbra

O registro do AD CUMMULUS é em seu primeiro sentido - um registro. Muitas das fotos que publicarei por aqui não ficaram exatamente "boas" esteticamente falando. Muitas vezes a luz era ruim, ou mesmo já era noite e havia uma grande dificuldade de se tirar uma foto decente. Em diversas ocasiões, era proibido o uso do flash e eu tive que me virar com os poucos recursos que me restavam. Em outras ocasiões, a foto simplesmente não ficou boa. No entanto, mesmo assim, as publicarei por aqui puramente pelo seu caráter de registro visual daquilo que captei com as minhas lentes e olhar. Estas fotos de Coimbra ilustram tipicamente estas condições. Porém, não deixam de ser interessantes.

Igreja de Santa Cruz



"A Igreja de Santa Cruz de Coimbra foi fundada em 1131 por D. Telo (São Teotónio) e 11 outros religiosos, que adotaram a regra dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A nova Igreja recebeu muitos privilégios papais e doações dos primeiros reis de Portugal, tornando-se a mais importante casa monástica do reino. Sua escola foi uma das melhores instituições de ensino do Portugal medieval, tendo uma grande biblioteca (agora na Biblioteca Pública Municipal do Porto) e um activo scriptorium. Nos tempos de D. Afonso Henriques, primeiro monarca português, o scriptorium de Santa Cruz foi usado como máquina de consolidação do poder real. A importância da Igreja é evidenciada pelo fato de que D. Afonso Henriques e seu sucessor, D. Sancho I, foram sepultados lá." CONTINUA AQUI.




Igreja de Santiago



"A Igreja de Santiago de Coimbra encontra-se ligada à tomada desta cidade por D. Fernando Magno, de Leão, em 1062, vitória que a lenda atribui a uma participação especial de São Tiago de Compostela. Envergando armadura de cavaleiro, este santo teria aparecido na batalha e oferecido a chave da cidade aos cristãos. Alguns autores vêem nesta lenda o motivo para a localização da igreja, muito perto da Porta de Almedina.

Sagrada em 1206, esta igreja é considerada um dos melhores exemplos da evolução do românico coimbrão, primeiramente definido pela Sé Velha." CONTINUA AQUI.

1 comentários:

Unknown disse...

oh, Flavio. You are really the true man of Renaissance / thought i know you would prefer to be some medieval knight with all these swords you have bought lately :P/
very interesting blog.
greetings

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates