domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ad Cummulus Lonely Planet #01 - Porto

O AD CUMMULUS esteve parado por uns dois meses pois eu estava fazendo uma espécie de peregrinação pelas terras da Europa. Neste período, tive a oportunidade de conhecer vários lugares interessantes e importantes da critandade. Visitei várias e várias igrejas. Senti os seus incensos, suas belezas e partilhei parte dos seus mistérios. Infelizmente, tive que me dedicar a outro blog no período da viagem. Agora, no entanto, chegou a hora de publicar as coisas por aqui. Como ainda estou pesquisando pelas informações das igrejas, vou sempre deixar um pedaço de texto vindo de outras fontes, devidamente referenciadas.

Igreja da Cedofeita





"A Igreja de São Martinho de Cedofeita, é considerada a igreja mais antiga da cidade do Porto. Não se sabe quando terá sido construída a igreja original, sendo no entanto pacífica a ideia de que será um resquício da povoação sueva, que se localizava em Cedofeita. Uma das teorias maioritárias entre os historiadores é a de que terá sido erguida pelo rei suevo Reciário em 446. Outros defendem que foi o rei Teodomiro, também suevo, quem a mandou construir, em 1059, tendo sido baptizado nela conjuntamente com o seu filho Ariamiro.

A acreditar nesta última versão da história, o nome de Cedofeita será uma referência à igreja. Conta a lenda que Teodomiro, desesperado porque não encontrava cura para a doença do Ariamiro, recorreu a São Martinho de Tours, enviando a esta cidade, embaixadores com ofertas de prata e ouro em peso igual ao do seu filho. [...] CONTINUA AQUI."

Catedral do Porto







A Catedral (Sé) da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos.

"O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifíco, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central è sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícos portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico.

Na época gótica construiu-se a capela funerária de João Gordo (cerca de 1333), cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no reinado de D. João I. Este rei casou-se com [...]CONTINUA AQUI."

Para quem quiser conhecer mais sobre a parte medieval da cidade do Porto, eu sugiro o esta página aqui. A minha sorte despercebida é que fiquei morando a dois quarteirões da Igreja da Cedofeita, uma fantástica relíquia de um período no qual Portugal nem existia enquanto país.


Igreja e Torre dos Clérigos




"Considerado por muitos o ex libris da cidade do Porto, esta torre sineira faz parte da igreja com o mesmo nome, construída entre 1731 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni. Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres.

A torre, se bem que mais considerada pelos habitantes do Porto, foi a última construção do conjunto dos Clérigos, dos quais fazem parte a igreja e uma enfermaria. Foi iniciada em 1754, tendo em conta o aproveito do terreno que sobrara para a instalação da enfermaria dos Clérigos. O projecto inicial de Nasoni previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. A torre é decorada segundo o gosto barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas.

Tem seis andares e 76 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.[...] CONTINUA AQUI."

0 comentários:

  • Recent Posts

  • Text Widget

    Este blog tem como objetivo central a postagem de reflexões críticas e pesquisas sobre religiões em geral, enfocando, no entanto, o cristianismo e o judaísmo. A preocupação central das postagens é a de elaborar uma reflexão maior sobre temas bíblicos a partir do uso dos recursos proporcionados pela sociologia das idéias, da história e da arqueologia.
  • Blogger Templates