Introdução
Ao longo de cerca de duzentos anos, os estudos sobre o Jesus Histórico atravessaram diferentes fases, entre as quais a chamada Terceira Busca (Third Quest) se consolidou como uma das abordagens mais influentes na pesquisa neotestamentária contemporânea. Seu principal mérito foi recolocar Jesus firmemente no interior do judaísmo do Segundo Templo, reconhecendo-o como um judeu inserido nas tradições proféticas, haláquicas e apocalípticas de seu tempo e, em particular, como uma figura de caráter profético e escatológico.
Esse deslocamento representou um avanço importante em relação a interpretações anteriores que tendiam a apresentar Jesus de maneira excessivamente destoante de seu ambiente judaico. Ao mesmo tempo, porém, produziu uma tensão metodológica. Em parte da pesquisa recente, a ênfase na judaicidade de Jesus tornou-se tão acentuada que passou a correr o risco de converter-se em um pressuposto quase limitador da investigação. Nesse contexto, características distintivas, inovadoras ou controversas da atuação de Jesus podem acabar sendo absorvidas pelo próprio contexto judaico, como se a afirmação de sua identidade judaica fosse suficiente para explicar, de antemão, tudo aquilo que nele poderia haver de singular.
A questão, portanto, leva a perguntar se o reconhecimento de sua inserção no judaísmo deve funcionar como ponto de partida da investigação histórica ou como limite antecipado de seus resultados. Uma leitura equilibrada precisa ser capaz de sustentar simultaneamente duas afirmações: Jesus pertenceu ao judaísmo de seu tempo e, ao mesmo tempo, apresentou características que podem tê-lo distinguido de outros grupos e correntes judaicas contemporâneas.
Essa tensão encontra um interlocutor particularmente fecundo em uma tradição metodológica oriunda de outro campo: o contextualismo linguístico da Escola de Cambridge, associado sobretudo a Quentin Skinner e J. G. A. Pocock. Embora os dois debates pertençam a tradições disciplinares distintas, ambos enfrentam uma questão semelhante: como compreender historicamente um agente sem reduzir sua singularidade ao contexto no qual está inserido? Em outros termos, como utilizar o contexto para tornar uma ação inteligível sem transformá-lo em uma espécie de camisa de força interpretativa?
A essa interlocução pode ser acrescentada uma terceira perspectiva, a chamada Nova Biografia Histórica, que considera os evangelhos como biografias antigas, os bioi, submetidas às convenções literárias próprias da historiografia greco-romana. Essa abordagem introduz uma dimensão adicional: não basta reconstruir o contexto judaico e as linguagens disponíveis a Jesus, mas é preciso também considerar a forma literária pela qual sua memória chegou até nós.
O diálogo entre essas três perspectivas permite formular um método integrado de análise histórica que articule contexto, agência, gênero literário, memória e singularidade. O objetivo deste ensaio é explorar essa possibilidade e aplicá-la a alguns episódios evangélicos particularmente significativos: o dito sobre o sábado, a purificação do Templo, a tentação no deserto e a entrada de Jesus em Jerusalém.
A crítica à “judaicidade restringente”
A crítica àquilo que aqui se denomina “judaicidade restringente” surge como reação a uma tendência da Terceira Busca, desenvolvida sobretudo a partir dos anos 1980, de enfatizar de maneira tão intensa a inserção de Jesus no judaísmo do Segundo Templo que quase qualquer característica distintiva de sua mensagem ou prática passa a ser imediatamente interpretada ou como expressão de algum tipo ideal judaico ou como retroprojeção anacrônica de criação tardia.
O problema não está na afirmação de que Jesus era judeu, que é uma premissa importante da pesquisa histórica contemporânea. O imbróglio aparece quando essa afirmação deixa de ser uma conclusão contextual e passa a funcionar como uma restrição metodológica capaz de bloquear perguntas sobre inovação, dissenso ou ruptura interna. Nessa situação, a investigação corre o risco de transformar uma constatação histórica em um pressuposto que já delimita aquilo que pode ser reconhecido como singular. Mais do que um princípio, se torna uma petição de princípio.
Essa crítica pode ser organizada em quatro aspectos. O primeiro é o risco de um “constrangimento político” acadêmico. A afirmação “Jesus era judeu” tornou-se tão imperativa que determinadas tentativas de explorar aspectos menos convencionais de sua atuação podem ser recebidas imediatamente como suspeitas. O segundo diz respeito ao apagamento da singularidade: quando tudo em Jesus é explicado como simplesmente “peculiar” do judaísmo do século I, torna-se difícil identificar rupturas, tensões ou posições minoritárias.
O terceiro aspecto é uma espécie de projeção teológica inversa. Se a teologia cristã clássica produziu, em diversos momentos, uma imagem de Jesus “desjudaizado”, utilizada para fundamentar interpretações de superioridade cristã diante do judaísmo, a ênfase contemporânea na judaicidade pode, por sua vez, ser influenciada por preocupações teológicas e éticas posteriores, especialmente ligadas à necessidade de combater o supersessionismo e, após o genocídio nazista, evitar leituras que contribuam para formas de hostilidade antijudaica. Essas preocupações possuem legitimidade ética, mas não deveriam se converter automaticamente em critérios apriorísticos para predeterminar os resultados da investigação histórica1.
Kalinturk trata a afirmação "Jesus era judeu" como um clichê acadêmico. Ele pergunta por que essa ideia demorou até os anos 1970 para se desenvolver e como ela pôde se tornar tão dominante na academia contemporânea. Para responder, o autor recorre à política e à antropologia, argumentando que a mudança no discurso dominante sobre Jesus ocorreu por várias razões, mas que a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973) desempenharam papéis mais importantes do que outros fatores, como o multiculturalismo ou o Concílio Vaticano II.
Finkelstein oferece ferramentas para identificar como acusações de antissemitismo e narrativas históricas distorcidas podem ser usadas para proteger certas agendas políticas e teológicas, o que é análogo ao que ocorre em alguns debates sobre a “judaicidade de Jesus”. Esta compreensão tem reflexos práticos. Quando uma interpretação sobre Jesus é rotulada como “antissemita” ou “desjudaizante”, é válido questionar:
Essa acusação está fundamentada em evidências históricas ou é uma estratégia retórica para encerrar o debate?
Há consenso histórico sobre a questão ou a “controvérsia” foi amplificada por agendas políticas ou teológicas? A contraposição estaria isenta de agendas ideológicas outras?
Isso não significa negar o antissemitismo real, mas distinguir entre críticas legítimas e usos instrumentais do rótulo. A questão “Jesus condenou o judaísmo ou não?” pode ser uma falsa dicotomia: Jesus pode ser um crítico interno sem deixar de ser judeu, e sua ação pode ser provocativa e singular sem ser “antijudaica”.
Os profetas do Antigo Testamento dirigiram críticas duras e contundentes ao povo de Israel, às suas lideranças (reis, sacerdotes, falsos profetas) e às estruturas religiosas, políticas e sociais de seu tempo. Essas críticas são centrais para compreender a tradição profética israelita e oferecem um paralelo importante para analisar o ministério de Jesus. Alguns profetas anunciaram julgamento contra o Templo e o que viam como instituições religiosas corrompidas.
Profetas e suas críticas
Profeta |
Período |
Críticas principais |
Texto-chave |
|---|---|---|---|
Amós |
séc. VIII a.C. |
Injustiça social, culto formalista, exploração dos pobres. |
Am 5:21–24; 2:6–7 |
Isaías |
séc. VIII a.C. |
Hipocrisia religiosa, culto sem ética, falta de justiça, confiança em alianças políticas. |
Is 1:11–17; 10:1–2; 30:1–2 |
Miqueias |
séc. VIII a.C. |
Corrupção do povo, de líderes, sacerdotes e profetas; anúncio de destruição de Sião. |
Mq 3:1–3; 3:9–12; 6:6–8 |
Jeremias |
séc. VII–VI a.C. |
Crítica ao Templo, falsas seguranças religiosas, corrupção de reis e sacerdotes. |
Jr 5:23–24; 7:1–15; 22:13–17 |
Ezequiel |
séc. VI a.C. |
Idolatria no Templo, corrupção de príncipes e profetas. |
Ez 2:3–5; 12:2; 22:27–29 |
Oséias |
séc. VIII a.C. |
Infidelidade religiosa (adultério espiritual), falta de conhecimento de Deus. |
Os 2:13; 4:1–6; 6:6 |
Essas críticas mostram que denunciar o Templo e as instituições religiosas não é “antijudaico”, mas parte da tradição profética interna ao judaísmo. Assim como os profetas não são “antijudaicos” ao criticar o povo, Jesus não é “antijudaico” ao fazer o mesmo. Jesus, ao criticar fariseus, escribas, o Templo e o povo, está inserido nessa tradição, não fora dela. A questão histórica é outra: qual tipo de crítica ele fazia, contra quem, em qual linguagem, mediante quais ações e com que finalidade? Conforme a interpretação de Bock, Gonçalves e Furtado (2009), apoiada em Leontiev (1978), a subjetividade designa o processo pelo qual relações e conteúdos socialmente produzidos se constituem singularmente no indivíduo. A tarefa recairia em analisar como Jesus, inserido no judaísmo do Segundo Templo, teria internalizado e transformado elementos culturais. As parábolas, ditos e ações de Jesus seriam compreendidos como processos de mediação semiótica nos quais ele internaliza ativamente suas tradições judaicas e as concebe de forma particular para seu ministério.
É justamente nesse ponto que o contextualismo linguístico da Escola de Cambridge oferece uma ferramenta metodológica particularmente útil.
O contextualismo linguístico da Escola de Cambridge
Desenvolvido a partir dos anos 1960 por autores como Quentin Skinner e J. G. A. Pocock, o contextualismo linguístico propôs uma mudança importante na maneira de escrever a história das ideias políticas. Seu ponto de partida é que textos do passado não devem ser tratados apenas como depósitos de ideias atemporais, mas como intervenções realizadas por agentes históricos em linguagens específicas.
Quatro proposições são particularmente importantes. A primeira é a ideia de que os textos devem ser compreendidos como atos de fala inseridos em linguagens políticas próprias de seu tempo. O historiador não deve perguntar apenas “o que o texto diz?”, mas também “o que o autor está fazendo ao dizer isso?”.
A segunda diz respeito à intenção ilocucionária. Um texto participa de debates concretos e responde a problemas específicos. Assim, seu significado não pode ser separado da ação que o autor procura realizar por meio dele. A terceira é a rejeição do anacronismo, isto é, a necessidade de evitar a leitura de textos antigos como se estivessem respondendo às categorias e aos problemas do presente. A quarta é a função limitadora do contexto linguístico: as linguagens disponíveis em um determinado período delimitam as possibilidades de argumentação e de pensamento acessíveis aos agentes.
Esse modelo, entretanto, também recebeu críticas. A primeira aponta para uma ênfase excessiva no contexto linguístico, que poderia relegar a segundo plano as condições sociais, econômicas e materiais que influenciam a produção das ideias. A segunda identifica um risco de antiquarianismo: ao concentrar-se excessivamente no contexto local, a história das ideias pode perder de vista problemas mais amplos. A terceira refere-se ao intencionalismo: reconstruir empiricamente a intenção de um autor é uma tarefa difícil, e uma concentração excessiva na intenção pode deixar em segundo plano os efeitos não intencionais produzidos por um texto.
Essas limitações são particularmente relevantes quando se pensa na pesquisa sobre o Jesus Histórico. O contexto é indispensável, mas não pode ser convertido em um dispositivo de encerramento da investigação. Ele precisa funcionar como recurso heurístico, isto é, como instrumento para compreender aquilo que um agente podia dizer e fazer, sem determinar previamente aquilo que ele efetivamente fez.
Contexto como ponto de partida, não como teto interpretativo
Quando colocadas lado a lado, a crítica à “judaicidade restringente” e a crítica ao contextualismo excessivo revelam quatro eixos de diálogo.
O primeiro diz respeito à própria função do contexto. Em sua versão mais rígida, a Terceira Busca pode transformar o judaísmo do século I em um limite normativo: Jesus não poderia ser compreendido para além do judaísmo, sendo que essa fórmula pode passar de um prisma histórico para uma restrição analítica. No contextualismo linguístico, o contexto deveria funcionar, ao contrário, como recurso para compreender as possibilidades históricas de uma ação.
A consequência desse diálogo é clara: o contexto judaico deve constituir o ponto de partida da análise, não seu teto interpretativo. Reconhecer o pertencimento judaico de Jesus é condição da investigação, mas não sua conclusão.
O segundo eixo envolve a singularidade do agente. A crítica à judaicidade restringente teme que Jesus seja pré-moldado reduzido a um tipo ideal de judeu do século I. A Escola de Cambridge, por sua vez, insiste que agentes históricos intervêm em debates específicos e não devem ser tratados como meros porta-vozes de um “espírito de época”. Em ambos os casos, emerge a necessidade de equilibrar pertencimento contextual e agência. No caso de Jesus, isso significa reconhecê-lo como um judeu que participa ativamente de disputas haláquicas e proféticas e que pode assumir posições minoritárias ou controversas sem deixar de ser judeu.
O terceiro eixo refere-se ao risco de projeção ideológica. A ênfase pós-nazismo na judaicidade de Jesus possui uma motivação ética e teológica legítima, especialmente na luta contra o supersessionismo. Entretanto, ela pode tornar-se problemática quando passa a determinar de antemão os resultados da investigação. De maneira análoga, o próprio anti-presentismo cambridgeano pode responder a preocupações contemporâneas específicas. O princípio metodológico comum é, portanto, que o contexto não deve funcionar como instrumento de correção ideológica, mas como ferramenta de compreensão histórica aberta a resultados que possam ser contraintuitivos.
O quarto eixo envolve os critérios de autenticidade. Os critérios tradicionais da pesquisa sobre o Jesus Histórico, como constrangimento, coerência e múltipla atestação, atravessam uma crise metodológica por produzirem retratos diversos de Jesus conforme a maneira como são utilizados. No contextualismo linguístico aparece problema semelhante: como identificar a intenção ilocucionária sem recorrer à especulação psicológica ou a uma reconstrução excessivamente fechada do contexto? Em ambos os casos, a questão fundamental é como operacionalizar a relação entre agente, contexto e significado sem reduzir um termo ao outro.
Essa aproximação também permite contribuições recíprocas. Da Escola de Cambridge para os estudos do Jesus Histórico vem, sobretudo, a pergunta sobre o que Jesus estava fazendo ao falar ou agir: curando, desafiando autoridades, redefinindo prioridades da Lei ou questionando concepções de pureza. A isso se acrescenta a necessidade de identificar as linguagens religiosas disponíveis, particularmente as linguagens proféticas, haláquicas e apocalípticas.
No
sentido inverso, a pesquisa sobre Jesus mostra que nenhum contexto
histórico deve ser tratado como um bloco homogêneo. O judaísmo do
Segundo Templo era constituído por tensões, sectarismos e
disputas
interpretativas. Essa constatação também exige que o
contextualismo linguístico seja complementado por análises sociais,
econômicas e de poder. Além disso, os estudos sobre memória social
e tradição oral oferecem instrumentos para compreender como atos de
fala são transmitidos, transformados e reinterpretados ao longo do
tempo.
Um primeiro exemplo: o dito sobre o sábado
O dito atribuído a Jesus segundo o qual “o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2:27) permite visualizar concretamente a diferença entre as abordagens.
Uma leitura marcada pela judaicidade restringente poderia simplesmente procurar paralelos haláquicos que demonstrassem sua compatibilidade com debates judaicos contemporâneos. Uma abordagem integrada formularia perguntas diferentes: em qual linguagem haláquica e profética Jesus está operando? O que está fazendo ao formular esse enunciado? Está desafiando uma interpretação dominante? Está redefinindo prioridades da Lei? Ocupa uma posição majoritária, minoritária ou controversa?
A partir dos elementos reunidos nas anotações, uma hipótese plausível é a de que Jesus tenha intervindo nos debates haláquicos sobre o sábado a partir de uma tradição que priorizava o bem-estar humano diante de interpretações ritualistas mais rígidas. As divergências entre as escolas de Shamai e Hilel, as regras sabáticas mais rigorosas associadas a Qumran e as tradições proféticas que colocavam a misericórdia acima do ritual constituem parte desse universo.
A posição de Jesus, nesse caso, não precisaria ser absolutamente inédita para ser historicamente significativa. Ela poderia ser minoritária e controversa sem deixar de estar inserida nas linguagens judaicas de seu tempo. Essa leitura evita tanto o anacronismo de transformar Jesus em um “libertador liberal” quanto a redução oposta de tratá-lo simplesmente como alguém que repetia lugares-comuns de seu ambiente.
Um terceiro interlocutor: a Nova Biografia Histórica
Ao diálogo entre a crítica à judaicidade restringente e o contextualismo linguístico pode-se acrescentar uma terceira perspectiva: a chamada Nova Biografia Histórica. Seu ponto central é tratar os evangelhos como biografias greco-romanas antigas, os bioi, e submetê-los aos procedimentos da historiografia da Antiguidade.
Essa perspectiva desloca o problema do contexto religioso para o gênero literário, sem abandonar aquele primeiro eixo. Os evangelhos possuem convenções próprias: seleção temática, forte ênfase nos ensinamentos e na morte do protagonista, pouca atenção à infância ou à aparência física e amplo uso de discursos. Consequentemente, o Jesus que chega até nós não é diretamente acessível como um dado bruto. Ele aparece mediado por narrativas biográficas que selecionam, organizam e interpretam episódios.
Richard A. Burridge foi fundamental para essa abordagem ao mostrar as correspondências entre os evangelhos e as biografias greco-romanas antigas. Helen Bond desenvolveu essa perspectiva particularmente na leitura do Evangelho de Marcos, enquanto Craig Keener associou o gênero biográfico às questões de memória, história e confiabilidade das tradições evangélicas. A existência de debate acadêmico sobre essa abordagem, inclusive através de avaliações críticas como a de Sarah E. Rollens, mostra que a classificação dos evangelhos como bioi não elimina as discussões metodológicas, mas desloca seus termos.
Essa perspectiva reforça a questão da singularidade. Biografias antigas frequentemente destacavam justamente os traços distintivos de seus protagonistas: filósofos excêntricos, líderes carismáticos e personagens envolvidos em confrontos públicos. É, portanto, perfeitamente possível pensar Jesus simultaneamente como integralmente judeu e como singular dentro do judaísmo.
A Nova Biografia Histórica também introduz um segundo alerta. Assim como a ênfase excessiva na judaicidade pode projetar preocupações teológicas posteriores sobre a pesquisa histórica, também é possível cometer um anacronismo literário ao esperar dos evangelhos uma cobrança por precisão factual e cronológica própria das biografias modernas.
Nesse quadro, a questão deixa de ser simplesmente saber se determinado episódio é “autêntico” e passa a incluir uma pergunta sobre sua plausibilidade biográfica: seria esse episódio plausível em uma biografia antiga de um profeta judeu do século I? Como outras bioi tratariam situações semelhantes? De que maneira episódios de confronto, discursos programáticos ou gestos simbólicos são utilizados para revelar o caráter de um protagonista?
A mediação da memória torna-se, então, indispensável. O acesso ao passado de Jesus depende de tradições que foram transmitidas, reinterpretadas e transformadas. É precisamente nesse ponto que a teoria da memória social ganha importância, ao lado da crítica das fontes e da comparação sistemática com outras biografias antigas.
Um método integrado de análise
A convergência entre essas três perspectivas permite propor um procedimento integrado para a análise de qualquer dito, ação ou episódio evangélico.
O primeiro passo consiste em delimitar o material e reconhecer seu gênero. É necessário identificar o episódio, localizar suas versões paralelas e observar as diferenças entre elas, tendo presente que os evangelhos são bioi antigas, e não biografias modernas.
O segundo passo consiste em comparar o episódio com outras biografias greco-romanas, identificando convenções do gênero, como a seleção de episódios emblemáticos, cenas de confronto e discursos programáticos.
O terceiro consiste em reconstruir o contexto judaico específico do século I sem idealizar “o judaísmo” em uma unidade homogênea. É preciso identificar os debates haláquicos, as concepções de pureza, as expectativas messiânicas e as tensões em torno do Templo, distinguindo grupos e correntes como fariseus, saduceus, essênios, movimentos proféticos e apocalípticos e comunidades de Qumran.
O quarto passo consiste em identificar o ato de fala ou a ação de Jesus. A pergunta central deixa de ser apenas “o que Jesus disse?” e passa a ser “o que Jesus estava fazendo no que está representado em dizer ou fazer isso?”. Ao mesmo tempo, deve-se considerar a razão pela qual o evangelista selecionou o episódio e a função que ele cumpre na narrativa.
O quinto passo consiste em avaliar a singularidade do episódio em relação ao pertencimento judaico de Jesus, perguntando se a posição apresentada era típica, minoritária, controversa ou inovadora. O objetivo é evitar tanto a redução segundo a qual, por ser judaico, o episódio não teria nada de especial, quanto o extremo de concluir que sua singularidade o retiraria do judaísmo.
O sexto passo considera as mediações textuais e a memória social. O episódio chegou ao presente por meio de comunidades que o transmitiram, interpretaram e adaptaram. A teoria da memória social, tal como desenvolvida, entre outros, por Alan Kirk e Anthony Le Donne, permite considerar o passado como algo conhecido através de processos de transmissão e refração da memória, e não como realidade acessível separadamente dessas mediações.
O sétimo passo consiste em examinar as projeções ideológicas e teológicas presentes na interpretação. Nesse momento, o próprio pesquisador precisa explicitar os pressupostos que leva para a análise.
Por fim, o oitavo passo consiste em formular uma hipótese histórico-biográfica que declare seu grau de plausibilidade e de incerteza. Essa hipótese deve articular o contexto judaico específico, o ato de fala ou a ação do agente, a função biográfico-teológica atribuída pelo evangelista, o grau de singularidade do episódio e as mediações textuais e de memória identificadas.
A purificação do Templo
A fecundidade desse método aparece com particular clareza no episódio da purificação do Templo, narrado em Marcos 11:15–19 e nos paralelos de Mateus 21:12–13, Lucas 19:45–46 e João 2:13–22.
As quatro narrativas apresentam diferenças importantes. Em Marcos, Mateus e Lucas, o episódio situa-se na última semana da vida de Jesus, logo depois da entrada em Jerusalém. João o desloca para o início da missão e acrescenta detalhes como o chicote de cordas e a afirmação sobre destruir o Templo e reconstruí-lo em três dias. Apesar dessas diferenças, existe um núcleo comum reconhecível: a expulsão dos vendedores, a derrubada das mesas e a mobilização de textos proféticos, sobretudo Isaías 56:7 e Jeremias 7:11.
Como cena literária, o episódio corresponde a um tipo reconhecível de conflito público emblemático. Em biografias antigas, profetas, reformadores e líderes carismáticos frequentemente são apresentados por meio de gestos públicos que revelam seu caráter e inauguram uma mudança narrativa. Em Marcos, a ação possui ainda uma função decisiva: ela antecede diretamente a decisão das autoridades de eliminar Jesus.
O contexto judaico também é fundamental. O sistema do Templo envolvia práticas sacrificiais, autoridade sacerdotal e diferentes interpretações acerca da pureza e do culto. Nesse ambiente, grupos diversos assumiam posições distintas. A elite sacerdotal saducéia controlava o Templo; os fariseus também podiam formular críticas a determinadas práticas; as comunidades de Qumran consideravam o Templo corrompido e aguardavam sua renovação escatológica; movimentos proféticos e apocalípticos esperavam o julgamento e a transformação do santuário.
A crítica ao Templo, portanto, possui precedentes na própria tradição judaica. Isaías, Jeremias e outros profetas haviam associado culto, justiça e julgamento, e determinados grupos judaicos do período também formularam críticas radicais ao Templo existente.
Nesse sentido, o episódio pode ser compreendido como uma ação minoritária e controversa, mas não inédita. A especificidade do gesto não está necessariamente na originalidade absoluta de cada elemento, mas na combinação particular entre eles. Jesus realiza a ação em Jerusalém, próximo à Páscoa, em um momento de intensa tensão; realiza-a diretamente, sem pertencer a um grupo organizado como Qumran; e articula o gesto a uma interpretação profética.
Isso permite evitar os dois extremos interpretativos. Considerá-lo apenas como “mais uma crítica judaica ao Templo” elimina sua dimensão provocativa. Interpretá-lo como condenação do judaísmo ou como anúncio consciente de uma nova religião separada do judaísmo também é anacrônico. A melhor formulação, no âmbito das hipóteses aqui apresentadas, é a de que Jesus atua como crítico interno, utilizando uma linguagem profética judaica para anunciar uma transformação escatológica.
As diferenças entre as tradições também precisam ser levadas em conta. A versão joanina, por exemplo, parece conter elementos ampliados ou reinterpretados, e a identificação do Templo com o corpo de Jesus adquire uma função cristológica própria. As tradições sinóticas, por sua vez, preservam o episódio em conexão direta com a paixão e com o conflito com as autoridades.
A memória social oferece outra camada de análise. É plausível que o episódio tenha sido mobilizado pelas primeiras comunidades cristãs para interpretar a destruição do Templo em 70 d.C. como cumprimento de um julgamento anunciado por Jesus. Também é plausível que certos elementos tenham sido amplificados na transmissão e que as citações proféticas tenham adquirido maior peso interpretativo à medida que os acontecimentos posteriores davam novo significado à tradição.
Quadro comparativo: tradição profética e ação de Jesus no Templo
Elemento |
Profetas do Antigo Testamento |
Jesus no Templo (Mc 11:15–19) |
|---|---|---|
Ação simbólica |
Jeremias quebra um vaso (Jr 19); Ezequiel deita-se de lado (Ez 4); Oseias casa-se com uma prostituta (Os 1–3). |
Jesus derruba mesas, expulsa vendedores e impede o transporte de objetos pelo pátio. |
Citação profética |
Jeremias recorre à aliança e à Lei; Isaías associa culto e justiça. |
Jesus cita Isaías 56:7, “casa de oração”, e Jeremias 7:11, “covil de salteadores”. |
Anúncio de julgamento |
Jeremias anuncia a destruição do Templo (Jr 7); Miqueias anuncia a destruição de Sião (Mq 3). |
Jesus anuncia implicitamente julgamento contra o sistema do Templo; Mc 13 e 14:58 associam-no à destruição do Templo. |
Conflito com autoridades |
Profetas são perseguidos, ameaçados ou presos, como Jeremias e Amós. |
Jesus é confrontado por sacerdotes e escribas; a ação contribui para sua condenação. |
Posição interna ao judaísmo |
Os profetas são críticos internos, não “antijudaicos”. |
Jesus aparece como crítico interno do judaísmo, não como alguém que rejeita de modo absoluto o Templo ou a Lei. |
O quadro torna visível uma continuidade importante: a crítica de Jesus pode ser compreendida dentro de uma tradição profética de crítica interna. Mas ele também evidencia uma diferença: Jesus combina esses elementos em uma ação pública realizada em circunstâncias específicas, produzindo uma intervenção particularmente arriscada e provocadora.
A síntese histórica possível é, portanto, que Jesus tenha realizado uma ação profético-simbólica no pátio do Templo, próximo à Páscoa, envolvendo vendedores e cambistas e interpretando o gesto à luz de tradições proféticas de julgamento. É plausível que tenha se posicionado como crítico interno do sistema do Templo, sem abandonar o judaísmo, mas anunciando sua transformação escatológica. Os evangelistas, por sua vez, teriam transformado esse episódio em uma cena biográfica emblemática, fazendo dele um elemento fundamental de sua apresentação de Jesus como profeta e messias.
O grau de plausibilidade dessa hipótese pode ser considerado médio-alto dentro das premissas metodológicas aqui adotadas, embora permaneçam questões em aberto: se a ação foi isolada ou parte de uma sequência de gestos proféticos em Jerusalém; se Jesus falou explicitamente sobre a destruição do Templo durante o episódio; ademais, qual foi exatamente o papel dos discípulos na cena.
Outras aplicações: a tentação e a entrada em Jerusalém
O mesmo procedimento pode ser aplicado à tentação de Jesus no deserto (Mt 4:1–11; Lc 4:1–13). Do ponto de vista do gênero, trata-se de uma cena de qualificação biográfica, semelhante a episódios de prova ou confronto encontrados em biografias antigas de figuras fundadoras.
O contexto judaico remete ao deserto como lugar de provação, ao Êxodo e às citações do Deuteronômio, com possível evocação simultânea de Adão e Israel. Em Mateus, a posição do episódio logo após o batismo e antes do início da missão contribui para apresentá-lo como filho obediente de Deus.
A ideia de um líder submetido à provação no deserto possui paralelos em tradições judaicas associadas, entre outros, a Moisés, Elias e Qumran. Entretanto, a forma específica pela qual Jesus é tentado e responde adquire uma formulação cristológica própria. A hipótese histórica apresentada nas anotações é a de que Jesus tenha passado por um período de retiro ou provação no deserto, posteriormente interpretado à luz dessas tradições e incorporado pelos evangelistas em uma narrativa de qualificação biográfica.
A entrada em Jerusalém apresenta estrutura semelhante. Trata-se de uma cena pública emblemática, comparável, quanto à sua função biográfica, às entradas públicas de generais e reis nas biografias antigas. O detalhe do jumento remete diretamente a Zacarias 9:9 e às expectativas messiânicas associadas à tradição davídica.
Em Marcos, o simbolismo é deliberadamente ambíguo. Jesus aparece como rei messiânico, mas não como conquistador militar ou governante convencional. A combinação entre o jumento, a aclamação da multidão e o momento pascal sugere uma intervenção pública carregada de significado.
As interpretações posteriores divergem. Leituras cristãs podem compreender a cena como manifestação de uma “realeza espiritual”, enquanto leituras políticas podem interpretá-la como “ato revolucionário”. Nenhuma dessas formulações deveria ser tomada como ponto de partida da análise histórica. A outra hipótese é de que Jesus tenha realizado uma entrada pública em Jerusalém, próximo à Páscoa, utilizando um simbolismo profético para anunciar uma mensagem de reino e posicionar-se como figura messiânica não convencional e crítica, sendo o episódio posteriormente narrado pelos evangelistas segundo convenções das bioi antigas.
Considerações
finais
A aproximação entre a crítica à “judaicidade restringente”, o contextualismo linguístico da Escola de Cambridge e a Nova Biografia Histórica revela uma convergência metodológica importante. Embora essas perspectivas tenham surgido em campos distintos, elas compartilham um alerta: o contexto é indispensável para compreender um agente histórico, mas deixa de cumprir sua função quando se transforma em limite normativo capaz de absorver toda a singularidade do agente.
No caso de Jesus de Nazaré, isso significa evitar dois extremos igualmente problemáticos. O primeiro consiste em reduzi-lo a um “tipo ideal” de judeu do século I, como se seu pertencimento contextual eliminasse a possibilidade de inovação, dissenso ou combinação singular de tradições. O segundo consiste em desjudaizá-lo, tratando suas características distintivas como ruptura absoluta com o judaísmo ou como antecipação de categorias teológicas e políticas posteriores.
Entre esses extremos, a via metodológica esboçada aqui procura compreender Jesus simultaneamente como agente situado e agente singular. Para isso, interroga o ato de fala e a intenção da ação, reconstrói o contexto religioso e linguístico, considera o gênero literário das fontes, identifica as convenções biográficas que estruturam a narrativa, examina a posição de Jesus em relação às correntes judaicas de seu tempo e reconhece as mediações de memória e transmissão por meio das quais o passado chegou até nós.
O resultado obviamente não é uma certeza absoluta, mas um conjunto de hipóteses histórico-biográficas cuja plausibilidade pode ser explicitamente graduada. Esse procedimento permite reconhecer a incerteza sem abandonar o rigor. Permite também compreender que a singularidade histórica não exige que um agente seja retirado de seu contexto. Ao contrário, uma singularidade historicamente significativa só pode ser compreendida em relação às possibilidades, tensões e linguagens de seu próprio mundo.
Os episódios como o dito sobre o sábado, a purificação do Templo, a tentação no deserto e a entrada em Jerusalém exemplificam essa possibilidade. Em todos eles, o problema não é decidir previamente se Jesus foi “simplesmente judeu” ou “algo além do judaísmo”, mas investigar como um agente judeu do século I atuou dentro de seu contexto, quais linguagens utilizou, que posições assumiu, o que estava confrontando, como elas se relacionavam com outras correntes de seu tempo, o que pode ter lhe sido peculiar e de que modo suas ações foram posteriormente narradas e reinterpretadas.
A contribuição central desse método, portanto, está menos em produzir uma nova imagem definitiva de Jesus do que em estabelecer condições mais equilibradas para sua investigação histórica. O contexto deve explicar sem aprisionar, a singularidade deve ser reconhecida sem descontextualizar, a fonte deve ser utilizada sem esquecer sua forma literária e a memória deve ser considerada sem pressupor que ela permita acesso direto a um passado não mediado. É nessa articulação entre pertencimento, agência, linguagem, gênero e memória que uma biografia histórica crítica de Jesus pode encontrar seu espaço.
Epílogo
Em uma próxima contribuição, continuando este debate, pretendo apresentar como o Realismo Crítico, desenvolvido principalmente por Roy Bhaskar a partir dos anos 1970, pode contribuir de modo significativo para a metacrítica e reorientação epistemológica no debate sobre o Jesus Histórico, especialmente na fase atual (pós-2020) em que a pesquisa entrou em uma fase metacrítica de questionamento de seus próprios fundamentos.
Referências bibliográficas
BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia & Sociedade, v. 21, n. 1, p. 16–24, 2009.
BOND, Helen K. The First Biography of Jesus: Genre and Meaning in Mark's Gospel. Grand Rapids: Eerdmans, 2020.
BURRIDGE, Richard A. What Are the Gospels? A Comparison with Graeco-Roman Biography. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. 2. ed. 2004.
CROSSLEY, James G. “A ‘Very Jewish’ Jesus: Perpetuating the Myth of Superiority”. Journal for the Study of the Historical Jesus, v. 11, n. 2, 2013, p. 109–129.
EHRMAN, Bart D. Jesus: Apocalyptic Prophet of the New Millennium. Oxford: Oxford University Press, 1999.
FINKELSTEIN, Norman. Beyond Chutzpah: On the Misuse of Anti-Semitism and the Abuse of History. Berkeley: University of California Press, 2005.
HESCHEL, Susannah. “Jesus in Modern Jewish Thought”. In: BRETTLER, Marc; LEVINE, Amy-Jill (org.). The Jewish Annotated New Testament. New York: Oxford University Press, 2011, p. 582–585.
JOSEPH, Simon J. Jesus and the Temple: The Crucifixion in Its Jewish Context. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
KALINTURK, Omer Faruk. “Jesus the Jew: Survey on the Cliché in Its Context”. Marmara Üniversitesi İlahiyat Fakültesi Dergisi, n. 64, 2023, p. 47–70.
KAZEN, Thomas. Jesus and Purity Halakhah: Was Jesus Indifferent to Impurity? Stockholm: Almqvist & Wiksell International, 2002.
KEENER, Craig S. Christobiography: Memory, History, and the Reliability of the Gospels. Grand Rapids: Eerdmans, 2019.
KIRK, Alan. Memory and the Jesus Tradition. London: T&T Clark, 2018.
LE DONNE, Anthony. The Historiographical Jesus: Memory, Typology, and the Son of David. Waco: Baylor University Press, 2009.
MEYER, Barbara. “Jesus the Jew and Christianity's Indebtedness to Judaism”. Bible and Interpretation, 2020.
MOLLER, Hilde Brekke. The Vermes Quest: The Significance of Geza Vermes for Jesus Research. London: T&T Clark, 2019.
POCOCK, J. G. A. The Machiavellian Moment: Florentine Political Thought and the Atlantic Republican Tradition. Princeton: Princeton University Press, 1975.
POCOCK, J. G. A. “Languages and Their Implications: The Transformation of the Study of Political Thought”. In: Politics, Language and Time: Essays on Political Thought and History. New York: Atheneum, 1971.
SANDERS, E. P. Jesus and Judaism. Philadelphia: Fortress Press, 1985.
SKINNER, Quentin. “Meaning and Understanding in the History of Ideas”. History and Theory, v. 8, n. 1, 1969, p. 3–53.
WANG, Xuesheng Nathanael. “走火入魔的第三期历史耶稣探索” [The Aberration of the Third Quest of Historical Jesus]. Journal for Research of Christianity in China, n. 23, 2024. P S. O texto foi lido a partir de tradução usando a ferramenta DeepL Pro, pois o presente autor não possui letramento em mandarim.
1 Além de partir de diagnósticos muito simplistas para o processo que culminou no holocausto. O quadro deixaria de fora as perseguições históricas a outros grupos e outros genocídios da história moderna e contemporânea. Subestimaria o racismo “científico” secular aplicado a vários povos e grupos populacionais, que conjugado com o nacionalismo moderno se voltou contra minorias internas. Também incorre no risco de ler a história de trás para frente: projetar no passado (séculos I–IV, Idade Média, Reforma) uma linha contínua que “leva necessariamente” ao holocausto. Há também que se ter o cuidado contra o uso do holocausto como capital moral para imunizar certas narrativas teológicas que favoreceriam reivindicações de excepcionalismo nas retóricas políticas de Israel.


0 comentários:
Postar um comentário